O KASATO MARU

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A HISTORIA

O Kasato Maru foi, originalmente, um navio russo de nome “Kazan”, que chegou a ser utilizado como navio-hospital durante a Guerra Russo-Japonesa (1904/1905). No final do conflito, a embarcação foi passada para o Japão como indenização de guerra, sendo adaptado para o transporte dos soldados que haviam combatido na Manchúria, de volta para casa.

Em 1906, o navio começou a ser utilizado no transporte de imigrantes japoneses para o Havaí (1906), Peru e México (1907). Em 1908, o Kasato Maru trouxe o primeiro grupo oficial de imigrantes nipônicos para o Brasil, numa viagem que se iniciou no porto de Kobe em 28 de abril e terminou 52 dias depois, no porto de Santos, onde atracou em 18 de junho, desembarcando 165 famílias (781 pessoas), todas destinadas ao trabalho nos cafezais do oeste paulista.

Algum tempo mais tarde, o navio foi transformado em cargueiro e retornou ao Brasil uma segunda e última vez, em 1917, com cargas a serviço da Osaka Shosen Kaisha (OSK) Line. Em 1942, foi requisitado pela Marinha Imperial do Japão e passou a fazer parte da esquadra japonesa na Segunda Guerra Mundial como navio cargueiro. Desde 1945 ele está no fundo do mar de Bering, nas proximidades da Península de Kamchatka, submerso a uma profundidade de 18 metros e em bom estado de conservação.

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O Kasato Maru foi, originalmente, um navio russo de nome “Kazan”, que chegou a ser utilizado como navio-hospital durante a Guerra Russo-Japonesa (1904/1905). No final do conflito, a embarcação foi passada para o Japão como indenização de guerra, sendo adaptado para o transporte dos soldados que haviam combatido na Manchúria, de volta para casa.

Em 1906, o navio começou a ser utilizado no transporte de imigrantes japoneses para o Havaí (1906), Peru e México (1907). Em 1908, o Kasato Maru trouxe o primeiro grupo oficial de imigrantes nipônicos para o Brasil, numa viagem que se iniciou no porto de Kobe em 28 de abril e terminou 52 dias depois, no porto de Santos, onde atracou em 18 de junho, desembarcando 165 famílias (781 pessoas), todas destinadas ao trabalho nos cafezais do oeste paulista.

Algum tempo mais tarde, o navio foi transformado em cargueiro e retornou ao Brasil uma segunda e última vez, em 1917, com cargas a serviço da Osaka Shosen Kaisha (OSK) Line. Em 1942, foi requisitado pela Marinha Imperial do Japão e passou a fazer parte da esquadra japonesa na Segunda Guerra Mundial como navio cargueiro. Desde 1945 ele está no fundo do mar de Bering, nas proximidades da Península de Kamchatka, submerso a uma profundidade de 18 metros e em bom estado de conservação.

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O Kasato Maru foi, originalmente, um navio russo de nome “Kazan”, que chegou a ser utilizado como navio-hospital durante a Guerra Russo-Japonesa (1904/1905). No final do conflito, a embarcação foi passada para o Japão como indenização de guerra, sendo adaptado para o transporte dos soldados que haviam combatido na Manchúria, de volta para casa.

Em 1906, o navio começou a ser utilizado no transporte de imigrantes japoneses para o Havaí (1906), Peru e México (1907). Em 1908, o Kasato Maru trouxe o primeiro grupo oficial de imigrantes nipônicos para o Brasil, numa viagem que se iniciou no porto de Kobe em 28 de abril e terminou 52 dias depois, no porto de Santos, onde atracou em 18 de junho, desembarcando 165 famílias (781 pessoas), todas destinadas ao trabalho nos cafezais do oeste paulista.

Algum tempo mais tarde, o navio foi transformado em cargueiro e retornou ao Brasil uma segunda e última vez, em 1917, com cargas a serviço da Osaka Shosen Kaisha (OSK) Line. Em 1942, foi requisitado pela Marinha Imperial do Japão e passou a fazer parte da esquadra japonesa na Segunda Guerra Mundial como navio cargueiro. Desde 1945 ele está no fundo do mar de Bering, nas proximidades da Península de Kamchatka, submerso a uma profundidade de 18 metros e em bom estado de conservação.

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